Por que estamos sendo atacados pelo Covid-19?

Nós estamos desprezando a nossa defesa orgânica, que é feita pelo nosso sistema imunológico. Não estamos valorizando a nossa saúde e nem cuidando adequadamente da nossa imunidade. É muito fácil utilizarmos nosso dinheiro para compra de vários bens materiais como uma roupa nova, um carro, comidas ultraprocessadas e outros gastos que são muitas vezes inúteis. Mas esquecemos ou não valorizamos a nossa saúde e só vamos ao médico quando adoecemos. Não fazemos prevenção de doenças, o que favorece o aparecimento desequilíbrios orgânicos que enfraquecem o nosso sistema imunológico.

O fato de estarmos bem, com aspecto saudável, não significa que o nosso metabolismo esteja equilibrado. Muitas vezes podemos ter carência ou excesso de nutrientes no nosso organismo, que leva a desequilíbrio metabólico que enfraquece a nossa imunidade. Com o tempo a continuidade desses desequilíbrios, pode evoluir para o aparecimento doenças crônicas, que compromete ainda mais a nossa defesa orgânica.

Nessa situação ficamos muito vulneráveis a agressão por bactérias, fungos, vírus que podem causar vários tipos de doenças. As pessoas com erros metabólicos, adquiridos por um estilo de vida inadequado, que não foram identificados ou corrigidos, tem maior possibilidade de ter problemas com o covid-19 e outras doenças. Quem adoece é justamente o grupo de pessoas com maior comprometimento do seu sistema imunológico.

Por que não investimos mais na nossa saúde?

Existe uma mídia que nos conduz a outros interesses de consumo dos bens materiais fazendo com que esqueçamos de nos cuidar. Por outro lado, os governos não investem adequadamente nos cuidados de saúde e o que fazer para evitar ou tratar os desequilíbrios do nosso metabolismo que levam a doenças. As pessoas compram um monte de coisas inúteis e fúteis que muitas vezes vão para o lixo em curto espaço de tempo, deixando a saúde em segundo plano.

Entretanto, quando aparecem as epidemias e pandemias, surgem as grandes solidariedades e reais preocupações com a manutenção da saúde. A pandemia do covid-19, que se espalha pelo planeta, tem um tropismo de atingir uma população alvo que apresenta fraqueza imunológica.

A nossa imunidade diminui com o envelhecimento e na presença de algum desequilíbrio da saúde ou doença associada independente da idade. O grande problema é que com o passar dos anos, aumenta a possibilidade de aparecerem doenças crônicas associadas, o que compromete ainda mais a imunidade. Mas a imunidade diminui acentuadamente, quando desequilíbrios metabólicos estão presentes.

A principal causa de morte nessa pandemia do covid-19 é justamente quando o indivíduo tem mais idade, mas apresenta ainda alguma comorbidade (doença associada) e além disso tem desequilíbrio metabólico. Muitos idosos com comorbidades, mas que não apresentam desequilíbrio metabólico associado estão sobrevivendo a essa pandemia. Por outro lado, os indivíduos jovens “saudáveis” que estão morrendo devido ao covid-19, possivelmente devia apresentar algum distúrbio metabólico que não foi diagnosticado previamente. Portanto, para um combate efetivo ao covid-19, todos nós devemos cuidar da nossa saúde de uma maneira integrada.

Como equilibrar a saúde e a imunidade

Somos dono do nosso próprio corpo e de nossa mente. Temos que nos preparar para entendermos melhor a nós e os outros. Na verdade, o nosso corpo emite vários sinais de que as coisas não estão indo muito bem com a nossa saúde. Mas, na maioria das vezes desprezamos ou interpretamos mal esses sinais e não procuramos o nosso médico para nos ajudar nessa interpretação dos sinais emitido pelo corpo.

É fundamental termos um estilo de vida adequado com sono de qualidade, atividade física regular, controle do estresse, manutenção de um bom relacionamento com as pessoas, mas principalmente termos uma alimentação saudável. O excesso ou carência no consumo de nutrientes, é o principal fator para o desequilíbrio de nosso metabolismo e vulnerabilidade do sistema imune.

A maneira de fazer a correção das deficiências imunológicas é através de uma investigação do paciente pela medicina integrativa, que leva em consideração, o nosso organismo como um todo. Uma consulta médica e investigação através de exames de uma maneira integrada do nosso organismo, é fundamental para o diagnóstico dos desequilíbrios e posterior correção dos problemas de nossa saúde.

Portanto, não deixe passar muito tempo. Procure um médico que tenha uma visão integrada do funcionamento do seu organismo, para te ajudar a prevenir e tratar distúrbios metabólicos e outras doenças. Através do fortalecimento da sua imunidade você poderá vencer o combate contra o covid-19.